
Gestão de Performance &
Avaliação de Desempenho

Assessment
Mapeamento de Perfil
Através das pessoas transformamos as organizações.
Pessoas certas nos lugares certos. Maior satisfação = maior produtividade.
Quais as premissas da gestão eficaz de pessoas? Como potencializar o principal recurso da organização?
Como garantir a perpetuação do conhecimento e a continuidade da empresa? Estamos preparados para crescer?
Veja abaixo como as ferramentas apresentadas podem ajudar a responder estas perguntas:
Consultoria de Recursos Humanos
O Assessment é uma metodologia que identifica e avalia as competências comportamentais dos indivíduos e a sua aplicação tem se tornado cada vez mais freqüente nos RHs das empresas.
No processo de Recrutamento e Seleção de profissionais é utilizado para conhecer melhor as características dos candidatos que participam do processo dando subsídios para que a escolha seja feita com mais segurança.
É um excelente apoio no gerenciamento do quadro de colaboradores pois identifica o potencial de cada um, dá dicas de como melhor gerenciá-los de acordo com as suas características e ajuda a propor as mudanças necessárias para potencializar seus resultados.
O mapeamento do perfil é feito através do preenchimento de um questionário de 30 questões. Os dados são cruzados e fatores como: forma de trabalho, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, nível de estresse, potencial de trabalho, estilo de liderança são identificados.
Ou seja, o resultado do Assessment pode ser utilizado na seleção de profissionais, no gerenciamento da equipe, no planejamento de carreira e nos processos sucessórios.
Sabemos que os resultados das empresas são conquistados através das pessoas. A cultura e o ambiente de trabalho de uma empresa influenciam diretamente nos resultados.
Desta forma, a Pesquisa de Clima Organizacional é uma importante ferramenta de gestão para identificar as vulnerabilidades e os possíveis pontos de alavancagem da produtividade através da maior satisfação dos colaboradores.
Além de ser um canal de comunicação que estimula a sinergia entre os colaboradores e as lideranças.
O objetivo do Plano de Sucessão é garantir a continuidade da empresa através do planejamento da gestão, desenhando uma visão de futuro a curto, médio e longo prazo.
A construção das diretrizes de sucessão, a identificação das funções de maior impacto nos negócios e dos sucessores potenciais, bem como a preparação dos mesmos para sua futura gestão fazem parte deste processo. Além de permitir que a empresa esteja mais preparada para agir no caso de mudanças inesperadas, cada vez mais comuns no mercado competitivo.
Para uma organização que busca um alto nível de performance é fundamental que o corpo funcional seja formado por pessoas certas ocupando as posições corretas.

Pesquisa de
Clima
Organizacional

Plano de Sucessão
A Gestão de Performance propõe o alinhamento das competências aos objetivos estratégicos da organização.
Esta ferramenta objetiva motivar, desenvolver e reter os melhores talentos dentro da organização estimulando o alto desempenho e o foco nos resultados.
São identificadas junto à gestão as competências comportamentais desejadas para o corpo funcional, estando sempre alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e a cultura organizacional. Identificadas as competências específicas por função e então avaliados os colaboradores em relação às mesmas através da Avaliação de Desempenho. Este trabalho pode ou não ser feito em conjunto com a avaliação dos indicadores de desempenho cada área da empresa, esta decisão é do cliente e dependerá do nível de maturidade da empresa neste sentido.
Os resultados da Avaliação de Desempenho serão base para a definição do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e poderão também ser insumo para o desenvolvimento de Programas específicos de Desenvolvimento de Competências e Planos de Treinamentos.